Evangelho no Lar

Sugestão de roteiro para o Evangelho no Lar

O que é Evangelho no Lar

O Evangelho no Lar é um procedimento sugerido às famílias, pelas casas espíritas, com o objetivo de harmonizar o ambiente doméstico.

Está longe de ser um ritual. É um vasilhame com água, uma prece, uma leitura e sempre na mesma hora e dia da semana, durante um tempo de 15 a 30 minutos.

O Evangelho no Lar não é um ritual

Vasilhame com água

Lembremos que a água é energizada pelos amigos do plano espiritual, segundo as nossas necessidades. Então, podemos deixar água em uma garrafa para todo o grupo.

Porém, se preferir, cada pessoa poderá deixar seu copo de água. Pois, os mentores vão energizar cada copo, com diferentes fluídos, segundo o padrão necessário a cada pessoa presente. Então, após o encerramento, bebemos essa água imediatamente. Entretanto, mas se preferir, consuma aos poucos.

Uma prece

A oração de abertura poderá ser um Pai Nosso, uma Ave Maria ou algum trecho da literatura espírita. Contudo, um dos presentes poderá fazer uma oração livre, segundo seus sentimentos ou inspiração espiritual.

Uma leitura evangélica

Após a prece, deve-se ler algum texto evangélico, seja do Evangelho Segundo o Espiritismo, do Livro dos Espíritos, ou outra obra de Allan Kardec.

Contudo, é importante considerar, que Chico Xavier nos legou mais de 400 livros, como Nosso Lar e Entre o Céu e a Terra, todos, os quais poderão ser usados durante a leitura no Lar.

Mesma hora e mesmo dia da semana

Também, os bons espíritos que nos assistem em nome de Jesus trabalham em outras atividades. Por isso, precisam de dia e horário fixos. Pois assim, poderão atender outras famílias, como a nossa.

Obviamente, que Jesus sempre nos ampara em todo momento. ssim, quando pedirmos com humildade a presença dos amigos da espiritualidade, eles virão nos ajudar, e pra isso é toda hora.

Roteiro para o Evangelho no Lar

Lembre que este roteiro é apenas uma sugestão.

Portanto, à medida que for praticado, você descobrirá o tempo ideal adequado ao perfil do seu Lar e da sua família.

1 – Escolha um dia e hora de sua preferência

Recomenda-se que o Evangelho no Lar seja uma vez por semana. Porém, se a família passa por um momento difícil, então poderá fazer mais de uma vez.

2 – Escolha um lugar aprazível

Sugere-se um aposento silencioso e agradável, onde todos fiquem confortáveis. Por exemplo: a sala de jantar ou a mesa da cozinha.

3 – A água

Coloque uma jarra com água sobre a mesa, para fluidificação. Ou também, copos com água, um para cada membro da família. Assim os bons espíritos podem especializar a magnetização, segundo a necessidade de cada membro presente.

4 – Prece de abertura

A prece deverá ser simples e sincera. Pede-se a assistência divina e o entendimento das leituras evangélicas. Como citado anteriormente, lê-se uma prece pronta, como o Pai Nosso.

5 – Leitura de um texto

Comumente abre-se um livro em uma página ao acaso. Então, procede-se com uma leitura breve. Pode-se também considerar outras obras como:  Fonte Viva, Pão Nosso, ambos de Emmanuel; Agenda Cristã, Sinal Verde de André Luiz.

Caso tenha a presença de crianças, então escolha livros apropriados para esta leitura como, por exemplo, Pai Nosso de Meimei.

6 – Comentários

Os presentes, podem se manifestar, quanto ao conteúdo lido. Mas sempre, cada um terá a palavra, segundo orientação do chefe da mesa.

7 – Tempo

O responsável pela reunião deverá estar atento com a duração, cujo tempo é combinado antes. Sugere-se que seja entre 15 e 30 minutos.

8 – Encerramento

Proferir uma breve prece de encerramento, quando, então, roga-se pela paz, harmonia, saúde e felicidade dos membros da reunião e de todos com os quais convivem.

Entretanto, lembrar de rogar também pelos doentes, desamparados e infelizes da Terra.

Por último, pedir a bênção de Deus para os familiares desencarnados, sem temor. Pois, a lembrança em uma prece, sempre alegra e pacifica os que partiram.

9 – Agradecer

Gratidão sempre. Agradecer pelo momento, pelos presentes encarnados e desencarnados, pelas graças e pela oportunidade do encontro pela oração conjunta, então todos sentirão paz.

10 – A água fluidificada

Após a prece de encerramento, então, pode-se servir a água fluidificada.

Observações

É desaconselhável qualquer manifestação mediúnica durante o Evangelho no Lar.

Lembrar que o encontro é em benefícios do grupo todo. Pois, comumente há espíritos desencarnados que precisam de ajuda. E há outros que vêm em nosso socorro. Sempre há uma razão pela qual, participam dos nossos Evangelhos no Lar.

Este roteiro foi inspirado nos escritos do Núcleo Espírita Assistencial Paz e Amor.

Também, é importante considerar, que além de cuidarmos de nossa saúde espiritual, quando pertinente, a mulher deve recorrer aos Centros de Acolhida para Mulheres em Situação de Violência.