Lençóis Maranhenses



Lençóis MaranhensesConhecer os Lençóis Maranhenses exige preparação, pois o Sol é escaldante. É localizado na cidade de Barreirinhas, ao Sul do Estado, há aproximadamente 5 horas de São Luís, de transporte coletivo. Porém, todo esforço é recompensado pela Beleza e Exuberância do lugar.

Lençóis Maranhenses … é um Mar de Areia entremeado de Lagoas.

Chegando no Maranhão

Para chegar aos Lençóis Maranhenses, o que preparar antes? Supomos que o viajante chegue de avião em São Luís no Aeroporto Marechal Cunha Machado. Então, deverá reservar hotéis, transfer e contratar passeios, além de bagagem pessoal com bastante protetor solar e roupas leves.

Hotel em São Luís

São Luís do Maranhão

Se o seu voo chegar após às 8 horas da manhã é pouco provável que consiga seguir para Barreirinhas, no mesmo dia, em transporte coletivo. Pode alugar um carro ou pernoitar na capital Maranhense. Então, reserve hotel para o primeiro pernoite e para a volta de Barreirinhas, se for o caso.

Os hotéis e São Luís têm tarifas menos salgadas que em outras capitais do nordeste. Como costumo fazer reservas pelo Booking, encontro bons preços, em reservas com antecedência, porém, se quiser arriscar, também há Excelentes Ofertas pelo Booking em cima da hora.




O Hotel Olho D´Água do Sesc é excelente opção quem têm Credencial Plena do Sesc. Porém, se não quiser dormir em São Luís, procure um voo que cheque antes das 7 horas da manhã ou alugue um carro.

Translado São Luís, Barreirinhas, São Luís

Se contratou transfer individual, boa viagem. Porém, se for de transporte coletivo, pegue um confortável. Pois são quase cinco horas de viagem: 268 km, uma parada, muito pó com paisagem árida de pequenos arbustos.

Como a estrada tem trechos esburacados, não recomendo vãs, pois muitas vezes os bancos são pequenos e desconfortáveis, além de chacoalharem muito. Porém, estas conduções costumam buscar o cliente no hotel, que é confortável. Pois saem para Barreirinhas pela manhã bem cedo e voltam para São Luís na boca da noite.

Benefícios Sesc outra vez… o transfer é mais em conta com a Credencial Plena.

Hotel em Barreirinhas

Buscamos um hotel no centro da cidade, para a locomoção ficar mais fácil. Porém, descobrimos que as Agências de Turismo buscam os clientes nas pousadas e hotéis fora do perímetro urbano, seja de carro ou de barco, o que for mais fácil.

Rio Preguiças

Em Barreirinhas

A cidade é limpa e bem cuidada, pelo menos na região turística. Andamos pela feira de rua e havia pouco lixo jogado pelo chão, mesmo assim, a Limpeza Pública se fez presente antes que o comércio se encerrasse totalmente.




Almoçar e jantar foi tranquilo, pois foi fácil achar bons restaurantes na orla do rio, difícil achar um Café Expresso. Contudo, felizes aqueles que gostam de Frutos do Mar … peixes e camarões em abundância.

Incontáveis são os passeios: Grandes e Pequenos Lençóis, de barco pelo rio Preguiça, Lagoa Azul, Cardosa, Atins, entre outros. Como um amigo nos indicara, então contratamos os serviços da São Paulo Ecoturismo e fomos muitíssimos bem atendidos, porém,  considere cotar serviços com outras agências da cidade.

Contudo, é importante consultar o Nível de Dificuldade de cada passeio … escolha um que se adeque as suas condições físicas e boa viagem … divirta-se.

Visita aos Lençóis Maranhenses

Visitar os Lençóis Maranhenses  é um passeio de final de dia, com duração aproximada de seis horas. Entretanto, para aventureiros com mais resistência, a Ecoturismo oferece rotas com longas caminhadas.

A equipe da Agência foi nos buscar no hotel e seguimos para apanhar outros clientes em pousadas fora da cidade, foi rápido. Assim, com o grupo completo saímos da cidade em caminhonetes Toyota abertas 4 por 4 – bem potentes.

Seguimos por estradas de terra, balsa, depois caminhos em areia com arbustos – e o carro pulava – minha coluna sentiu. Os motoristas andam rápido, fazem curvas ousadas, ou seja, é um passeio de aventura e é preciso resistência.

Por do Sol nos Lençóis Maranhenses

Chegamos… uma infinidade de dunas… ainda bem que temos um guia preparado. Leve água e protetor solar, pois não há comércio na região. Tudo é limpo, não há lixo, bela surpresa; se um pequeno saco de plástico brotava da areia, então, o guia o juntava e o colocava em seu lixinho.

Tirem os calçados, vamos caminhar descalços … mas vai queimar a sola dos meus pés … não, não vai e é gostoso andar nessa areia. E não queimou os pés … e foi muito bom sentir a areia.

Subimos e descemos dunas devagar, nosso grupo era composto por pessoas de diversas idades. Eram crianças e idosos, todos felizes. O sol é ardente, um chapéu faz bem. Também, vá de roupa de banho, pois lagoas e mais lagoas estão nas areias baixas e há paradas para se molhar e descansar…

Por do Sol

Caminhamos, nos banhamos e paramos numas das dunas mais altas, também, outros grupos pararam próximos de nós … esperamos para ver o por do sol … indescritível …

Voltando para a balsa … os carros competem por caminhos, passando próximos uns dos outros, senti medo. Pois, não há caminhos, são pequenas clareiras entre arbustos, não há estradas, era uma competição para se chegar na fila da balsa.

Que fila … e que fome … vendiam tapiocas – que gostosas – churrasquinhos, cafés e bebidas. A espera é longa, pois todos que vieram ao longo do dia tentam ir embora após o poente …

E o carro nos deixa na porta do hotel, agora um bom banho, jantar rápido e cama para descansar para a

Gostou da ideia de Conhecer os Lençóis Maranhenses? Então, acompanhe as ofertas nos diversos sites pela Internet. Uma sugestão … pesquise as Promoções Booking de Última Hora. E boa viagem!