Ouro Fino: Sul de Minas Gerais

Ouro Fino: Circuito das Malhas do Sul de Minas Gerais

Ouro Fino, cidade eternizada pela música Menino da Porteira interpretada por Sérgio Reis. Embora a música lembre a cidade, é a variedade de preços e beleza das roupas de malha que fazem os olhos das mulheres brilharem, pois localizada no Circuito das Malhas, no Sul de Minas Gerais.

Toda vez que eu viajava
Pela estrada de Ouro Fino
De longe eu avistava
A figura de um menino…

(Sérgio Reis)

O arraial surgiu, possivelmente em 1748, quando foi da descoberta de jazidas de ouro, pelo guarda-mor Francisco Martins Lustosa e seus companheiros. Assim, foi denominada Ouro Fino, pois nas bateias dos mineradores surgia pepitas muito pequenas de ouro.




O guarda-mor foi assim, o fundador do novo arraial, elevado a paróquia, com o nome de São Francisco de Paula do Ouro Fino.

Ouro Fino faz parte do Circuito Turístico Malhas do Sul de Minas. E de São Paulo, pode-se chegar lá pela Rodovia dos Bandeirantes (231 km) ou pela Rodovia Fernão Dias (194 km), que embora tenha o caminho mais curto, é uma viagem mais demorada em função da qualidade da estrada.

Bueno Brandão e Serra Negra

queijos de cabraOuro Fino está estrategicamente localizada entre as cidades de Bueno Brandão e Serra Negra, portanto, visite as duas e compre queijos e roupas.

Queijos, em Bueno Brandão onde está localizado o Capril Serra das Antas, e assim, pode-se saborear queijos finos e lógico, levar para casa também. Então, se puder vá, pois vale o passeio.




E Serra Negra é outra cidade do Circuito das Malhas do Sul de Minas Gerais, portanto é um local também excelentes compras.

Lazer na cidade

  • Cachoeira do Taboão – situada no Bairro do Taboão, de águas negras, formada por diversas quedas de água.
  • Malhas – Ouro Fino é uma das cidades que integram o Circuito das Malhas. E como uma das melhores fornecedoras de belas peças de todo o circuito e para o Brasil, assim, é de ser considerada a elite da moda brasileira.
  • Montanhas e matas preservadas.
  • Grande estátua do Menino da Porteira, com mais de oito metros de altura.

Festas

  • Fevereiro – Carnaval
  • Março – Aniversário da cidade
  • Abril – Festa dos padroeiros São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima
  • Maio – Tradicional Festa Italiana no dia primeiro
  • Junho – Festa junina
  • Agosto – Encontro dos motociclistas
  • Agosto – Encontro de jipeiros e gaioleiros

Se deseja uma saborosa comida Mineira, então vá ao Nikolas Restaurante. Assim, poderá se deliciar com Tutu a Mineira, além de Chope Gelado.

Também, se deseja pernoitar em Ouro Fino, então é só se acomodar, pois a cidade é rica em pequenos e aprazíveis hotéis e pousadas, como Brasil Colonial, Menino da Porteira e Caiçara. Mas também, pode tentar uma Promoção Booking de Última Hora.




Fontes: IBGE e Wikipedia