Fogo

Pampa gaúcho … Fogo no Cartório

Fogo

A labareda era intensa. Fagulhas brilhantes. A papelada do cartório foi sendo consumido pelas chamas.

E nessa pequena cidade no pampa gaúcho, na região das Missões vivia uma linda família, que segundo rege a lenda, eram felizes. Perfeita. Fugira.

Fuga

Fugira antes do Fogo que apagou seus passos.

Era uma época em que uma mulher não podia abandonar o marido. Ela teve coragem. Foi embora para Porto Alegre com dois filhos. Uma menina, que era mais velha. E o menino. Abrira mão da vida perfeita.

Patrimônio

Nunca contaram por que fugiram. Na cidade grande a vida era difícil sem as regalias da fazenda. Trabalhava. Criava os filhos que cresciam e se perguntavam por que a mãe trabalha tanto, se o pai tinha tanto gado, fazendas, armazéns e até fora delegado?

Menina virou Mulher

Porém, as indagações nunca pararam a vida, e assim, a menina cresceu. Virou uma linda mulher. Logo casou. Existência difícil. Muitos filhos. E viveu em intensa e árdua labuta diária.

Filho Inconformado

Contudo, o pequeno jamais se resignou. Tinha direitos. Era herdeiro do que o pai tinha. Onde estava a justiça diante de tanta dificuldade? E, para tentar recuperar seus bens contratou um advogado … que ficou trabalhando no caso …

Casou e casou

Enquanto esperava, casou. Teve dois filhos. Casou outra vez. Mais um filho. Ganhou o mundo sem ver os filhos crescerem. Virou mascate e vendia suas bugigangas de rodeio em rodeio. E sem residência fixa viveu a vida … tinha até fotos com o Mário Andreaza.

Desses três filhos conheci o mais velho deles pouco mais novo que eu. Eu pequena queria lhe dar a mamadeira e a tia deixou.

Mas meu primo demorava para engolir. Acho que mamava normal. Eu é que cansei e apertei a mamadeira … pluft … a tampa saiu e o moleque tomou um banho de leite. E a tia brava o levou para um banho. Faz uns 60 anos que meu primo tomou um banho de leite. E eu lembro? Sim, a gente sempre lembra das travessuras. Perdemo-nos de vista por uns 50 anos. E a vida nos presenteou com um encontro. Meu primo é pai e avô agora.

Mas voltemos a corajosa mãe que fugiu com os filhos.

A Mãe Morreu

A corajosa mulher que deixara o marido para ganhar a capital gaúcha morreu atropela sem saber o paradeiro do filho que andava pelo mundo e tirou foto com oMário Andreaza.

O Filho também

E o filho sem residência fixa pouco tempo depois também partiu para o plano espiritual enquanto esperava o advogado que continuava a trabalhar no caso …

Morreu longe dos filhos. Apenas com a última companheira com quem nunca tivera filhos.

Reencontro

E está com a mãe no mesmo túmulo em Santo Ângelo.

A Filha na Terra Prometida

A filha mais velha, já idosa – rodeada pela filharada viveu e morreu na Terra Prometida.

Cadê o dinheiro?

E o dinheiro do pai? Uns dizem que o advogado ficou com ele. Outros falam que o filho perdeu no jogo. A única certeza é que a papelada das propriedades foram destruídas pelo fogo no cartório.

Renascimento

E o marido abandonado? É bisneto de si … já renasceu em outro corpo. Hoje é um jovem e próspero empresário … casou e quer ser pai outra vez.