Pampa gaúcho … Fogo no Cartório
Fogo
A labareda era intensa. Fagulhas brilhantes. A papelada do cartório foi sendo consumido pelas chamas.
E nessa pequena cidade no pampa gaúcho, na região das Missões vivia uma linda família, que segundo rege a lenda, eram felizes. Perfeita. Fugira.
Fuga
Fugira antes do Fogo que apagou seus passos.
Era uma época em que uma mulher não podia abandonar o marido. Ela teve coragem. Foi embora para Porto Alegre com dois filhos. Uma menina, que era mais velha. E o menino. Abrira mão da vida perfeita.
Patrimônio
Nunca contaram por que fugiram. Na cidade grande a vida era difícil sem as regalias da fazenda. Trabalhava. Criava os filhos que cresciam e se perguntavam por que a mãe trabalha tanto, se o pai tinha tanto gado, fazendas, armazéns e até fora delegado?
Menina virou Mulher
Porém, as indagações nunca pararam a vida, e assim, a menina cresceu. Virou uma linda mulher. Logo casou. Existência difícil. Muitos filhos. E viveu em intensa e árdua labuta diária.
Filho Inconformado
Contudo, o pequeno jamais se resignou. Tinha direitos. Era herdeiro do que o pai tinha. Onde estava a justiça diante de tanta dificuldade? E, para tentar recuperar seus bens contratou um advogado … que ficou trabalhando no caso …
Casou e casou
Enquanto esperava, casou. Teve dois filhos. Casou outra vez. Mais um filho. Ganhou o mundo sem ver os filhos crescerem. Virou mascate e vendia suas bugigangas de rodeio em rodeio. E sem residência fixa viveu a vida … tinha até fotos com o Mário Andreaza.
Desses três filhos conheci o mais velho deles pouco mais novo que eu. Eu pequena queria lhe dar a mamadeira e a tia deixou.
Mas meu primo demorava para engolir. Acho que mamava normal. Eu é que cansei e apertei a mamadeira … pluft … a tampa saiu e o moleque tomou um banho de leite. E a tia brava o levou para um banho. Faz uns 60 anos que meu primo tomou um banho de leite. E eu lembro? Sim, a gente sempre lembra das travessuras. Perdemo-nos de vista por uns 50 anos. E a vida nos presenteou com um encontro. Meu primo é pai e avô agora.
Mas voltemos a corajosa mãe que fugiu com os filhos.
A Mãe Morreu
A corajosa mulher que deixara o marido para ganhar a capital gaúcha morreu atropela sem saber o paradeiro do filho que andava pelo mundo e tirou foto com oMário Andreaza.
O Filho também
E o filho sem residência fixa pouco tempo depois também partiu para o plano espiritual enquanto esperava o advogado que continuava a trabalhar no caso …
Morreu longe dos filhos. Apenas com a última companheira com quem nunca tivera filhos.
Reencontro
E está com a mãe no mesmo túmulo em Santo Ângelo.
A Filha na Terra Prometida
A filha mais velha, já idosa – rodeada pela filharada viveu e morreu na Terra Prometida.
Cadê o dinheiro?
E o dinheiro do pai? Uns dizem que o advogado ficou com ele. Outros falam que o filho perdeu no jogo. A única certeza é que a papelada das propriedades foram destruídas pelo fogo no cartório.
Renascimento
E o marido abandonado? É bisneto de si … já renasceu em outro corpo. Hoje é um jovem e próspero empresário … casou e quer ser pai outra vez.