Hotel Casa Grande de Cornide – Espanha

Casa Grande de CornideO Hotel Casa Grande de Cornide está localizado em uma pequena vila com casas de pedras, em Teo, nas redondezas de Santiago de Compostela. Como fica próximo ao Caminho Português de Santiago, é uma boa opção de descanso antes do último dia caminhando.

Teo é um município da província da Corunha, na Galícia, no noroeste de Espanha. Pertence à comarca de Santiago, tem 79,3 km² de área e em 2016 a população era de 18 510 habitantes.

Hotel Casa Grande de Cornide

Jardim da Casa Grande de CornidePelo Caminho de Santiago … passando por Teo … o cansaço chegou forte, embora o Sol ainda estivesse a pino. Então, pensamos em parar … celular … Booking … uma boa promoção nas proximidades … Casa Grande de Cornide … merecemos … então, vamos.




Esplendoroso … jardins … uma casa antiga e grande de pedras … arquitetura diferente daquelas que vemos no Brasil. Enfim, adentrando pelas alamedas de entrada do Hotel Casa Grande de Cornide, as paredes, os corredores e espelhos … nossa … será que estou aqui mesmo? Tudo antigo, mas muito limpo. E a recepção dos proprietários foi calorosa … nos ofereceram água fresca … escolhemos um quarto …

Cornide Paiol e Vinho

Nosso quarto tinha uma janela para uma rua de chão e casas de pedras … tudo antigo. Assim, com o respirar já acalmando, sentindo o ar puro, com a sensação de estar na Idade Média. Não … as torneiras com água quente, quarto limpo, roupa de cama fina, toalhas macias, sabonetes cheirosos me disseram que estou no século XX. Então, banho e cama confortável.

 

Após um breve descanso veio a fome … frios, salada e um bom vinho, servido com esmero no jardim do hotel. Em seguida, um passeio pelas cercanias.

Cornide é uma aldeia de casas medievais com pomares, chafariz, jardins, hortas e banquinhos de pedras. Também encontramos uma pequena Igreja: Capela dos Milagros e Desamparados Cornide Calos. No caminho, videiras … carregadas … embora verdes.


Casa de Pombos

Casa de PombosVoltando ao hotel, encontramos um paiol antigo, uma antiga Casa de Pombos, que hoje abriga uma adega. Nos tempos medievais, somente os Senhores Feudais e o Clero tinham autorização para criar pombos, pois eram um meio de comunicação. Entretanto, esta regra foi abolida em 1789, com a Revolução Francesa.

Hoje, o termo Casas de Pombos é usado em Matemática: Princípio da Casa de Pombos, quando se estuda Conjuntos.

No Jardim do Hotel

Passeando pelo amplo Jardim com alamedas floridas, tem chafariz, poço, além da Casa de Pombos e a piscina com confortáveis cadeiras ao redor. Mais além, há três Casas Duplex para famílias, com cozinha moderna, mobília completa, como camas de casal e de solteiro, aquecimento central e wi-fi.Peixe com Batatas

E para o jantar, foi servido um bem preparado prato com peixe e batatas em óleo de oliva … sempre com vinho.

Enfim, o merecido descanso. Quarto confortável com cama limpa e macia. Noite bem dormida. Café da manhã e o até breve Hotel Casa Grande de Cornide. Gratidão aos nossos anfitriões.

Pé no caminho para Santiago de Compostela … só mais 10 km até a Catedral.